Natureza no Asfalto

Projeto Natureza no Asfalto da In Bust - Teatro com Bonecos

Por Andréia RezendeColaboradora do Portal Cultura


O Portal Cultura foi até o Casarão dos Bonecos do grupo In Bust- Teatro com Bonecos e conversou com o Aníbal Pacha a respeito do processo criativo do 'Natureza no Asfalto'. O projeto já está sendo apresentado, em diferentes pontos de Belém, desde 1º de abril e vai até o dia 27 deste mês. Confira a entrevista e a programação do espetáculo.



O teatro lambe-lambe, também conhecido como teatro de miniaturas, é uma linguagem de formas animadas que ocupa um espaço cênico mínimo formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa de dimensões reduzidas. É uma linguagem de origem remota com registros do antigo oriente. Nesse espaço são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração através da manipulação de bonecos, para um espectador por vez. O motivo é a forma da caixa com cortinas que cobrem o espectador e o manipulador – que se assemelham às antigas câmeras dos fotógrafos Lambe-Lambe das praças públicas do começo do século XX. O Teatro de Lambe-Lambe é considerado uma modalidade de teatro de bonecos e é uma criação baiana que existe desde 1989, criado por Ismini Lima e Denise Santos, com o espetáculo "A Dança do Parto".


O primeiro contato"Natureza no Asfalto foi um projeto que a gente idealizou exatamente para exercitar essa linguagem do que seria o teatro com bonecos dentro da caixa lambe-lambe. O primeiro contato que a gente teve com essa linguagem foi no Festival de Teatro de Bonecos de Canela em 90, que participamos com o Virando Ao Inverso (Usina Contemporânea de Teatro), que nós nos deparamos com Ismini Lima e Denise Santos de Salvador que apresentavam espetáculos em caixa de lambe-lambe. Tinha um que era um parto, muito interessante. "





O Resgate
"O Dênis Moreira (ator, bonequeiro que era do Usina) voltou do Festival encantado com essa linguagem e começou a experimentar e fazer espetáculos em caixa lambe-lambe e posteriormente o Jef Cecim (Usina de Animação) que até hoje faz esse trabalho com uma caixa para dois expectadores. Agora a In Bust tentou resgatar esse trabalho e a imagem dos fotógrafos de lambe-lambe atrás da Igreja das Mercês e na praça Batista Campos, tanto que nas caixas, demos um ar de antiguidade nelas. Fizemos um projeto para Funarte (Prêmio Mirian Muniz de Teatro) e foi aprovado."

O Projeto Compartilhado
"O Projeto Natureza no Asfalto são mini espetáculos de teatro com bonecos em caixas lambe-lambe. Tem três meses que estamos no processo, resolvemos nesse momento, abrir espaço para estagiários, pessoas que pudessem compartilhar esse trabalho com a gente, então abrimos seis vagas para seis pessoas montarem com a gente esse projeto. Mantivemos a estética da caixa lambe-lambe como formato fotográfico. Já existem festivais no mundo inteiro de lambe-lambeiros."





Espetáculos que Interferem
"São seis mini espetáculos que vamos apresentar numa agenda, que pra gente era interessante nesse caso, interferir no estado do público. A gente já tem um pouco esse trabalho, de modificar o estado da pessoa. Agora, a gente quer se meter no meio da passagem das pessoas, elas estão passando e parem para olhar o que tá acontecendo e vá assistir.O objetivo do projeto é interferir na caminhada das pessoas, tanto que vamos nos apresentar em lugares inusitados. Vamos nos apresentar na Praça da república em frente ao Basa, no Terminal Hidroviário, na Praça D. Pedro II, Praça do Pescador, Praça Batista Campos e Largo das Mercês. "

"Em todos esses espaços, foi feito um trabalho pela nossa produtora, a Cristina Costa, que a gente chama de produção criativa. Desde que a gente estava construindo as caixas de lambe-lambe, ela começou a investigar esses espaços, o fluxo de pessoas, a faixa etária, quem circula, quem não circula, qual o horário interessante e ela trazia esses elementos pra gente montar essa agenda e até modificar um pouco a estrutura cênica do lambe-lambe. Por exemplo, estamos introduzindo agora, uma caixinha para as crianças subirem e assistirem, porque a Cristina detectou que no Terminal Hidroviário tem muita criança no horário de viagem. Como é complicado subir e baixar tripé, nós optamos pelos banquinhos. Essa produção criativa, foi um processo que a gente introduziu no grupo para a produção também interferir no processo da linguagem. O tempo que estipulamos para ficar nos espaços é de uma hora."

O Processo das Mãos
"O desafio da In Bust é que vamos trabalhar com o micro, o bonequinho mínimo, a síntese da idéia, a cena reduzida, o que ela tem que dizer em segundos. É tudo muito delicado, a mão que o manipulador vai utilizar, se é a mãozona aparecendo ou a mão delicada manipulando o boneco ou a mão entrando pela lente da caixa, aparecendo. Ou a mão que entrega algo por fora da caixa, a mão com luva, a mão nua, a mão como objeto, o fio que o manipulador puxa, a vara mínima que se segura o boneco, enfim, são inúmeros processos e descobertas. São vários tipos de manipulação. Tem que ter muita calma, não pode bater em nada. Isso é bacana, porque é um espectador por vez. É saber também, qual vai ser a adrenalina, porque os movimentos repetitivos vão acontecer automaticamente. Vai ser uma hora sem sentar, sem parar. Como é que o nosso corpo vai reagir depois de uma hora seguida."







As Descobertas
"Tem o processo do roteiro, que primeiro: o que a gente quer falar? O que é a síntese dessa fala? A partir da síntese dessa fala, a gente constrói as imagens, como se fosse story board de cinema. Aí se constrói o argumento. Posterior a isso, fazemos o roteiro de manipulação. Qual será nosso primeiro gesto? A decupação desse gesto. Os espetáculos precisam ser dinâmicos. Tem uma fila de pessoas esperando. Tem que criar expectativa pra quem tá na fila e ser dinâmico para quem tá assistindo."



A Iluminação
"A iluminação foi uma descoberta de cada caixa. Tem lâmpada de lanterna. Tem com Led. Tem caixa com trabalho de sombra. Tem toda uma estrutura. Tem coxia, tem tomada. Uma luz para cada ação, para uma posição. Tem mesinha de luz. Tudo pequeno e com pilha para ir pra qualquer lugar."


ESPETÁCULOS – NATUREZA NO ASFALTO
O Pássaro e a Flor
– argumento, manipulação e confecção – Adriana Cruz
Florestrada - argumento, manipulação e confecção – Keila Sodrach e Kauê Almeida
Bonito, não!? - argumento, manipulação e confecção – Aníbal Pacha
TempoHorário - argumento, manipulação e confecção – Karla Pessoa e Ézia Neves
O Pulo do Gato - argumento, manipulação e confecção – Paulo Ricardo Nascimento
Arte Barata - argumento, manipulação e confecção – Edson Fernando e Jhonny Russel – Consultoria de Iluminação – Sonia Lopes
Agenda de apresentações:
01 E 08 DE ABRIL - TERÇA-FEIRA – 11hNa Praça da República – Em frente ao Banco da Amazônia02 E 09 DE ABRIL – QUARTA-FEIRA – 10HTerminal Hidroviário – Boulervard Castilho França, s/n03 E 10 DE ABRIL - QUINTA-FEIRA – 11HPraça D.Pedro II – Na Alameda das Cadeiras dos Engraxates04 E 11 DE ABRIL – SEXTA-FEIRA - 16HPraça do Pescador – Calçadão entre Terminal Belém/Mosqueiro e Porto das Focas13 DE ABRIL – DOMINGO – 11HPraça Batista Campos27 DE ABRIL – DOMINGO – 17HLargo das Mercês – Parceria com o Fotoativa: Pinhole DayIn Bust – Teatro com Bonecos é um grupo de teatro que utiliza a animação de bonecos como matéria prima. O boneco é a base da criação, o foco da encenação, é a partir dele que o espetáculo vai se desenvolver. Porém o ator complementa a cena e facilita a trama. A experimentação é a impulsionadora de uma pesquisa constante no fazer teatral. A In Bust produz com a TV Cultura do Pará o Programa Catalendas. Quer saber mais sobre a In Bust, é só acessar
http://inbust.spaces.live.com/ ou inbust@amazon.com.br ou visitar o Casarão do Boneco (Av. 16 de Novembro, 815). Contatos: (91) 3259 4580 / 9941-8071 / 9628-0101.

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